20 de set. de 2008

Crítica: Top 10 Shmups da IGN

Eu, particularmente, não gosto de sites de notícias. Especialmente sobre games. Especialmente os maiores. Todo mundo sabe que muitos destes caras não entendem porcaria nenhuma e saem falando asneiras apenas e tão somente para agradar as massas. É o puro googlismo, pesquisam a pesquisa de alguém, dão uma maquiada e lançam como se fosse material autoral deles.

Fora, é claro, o fato de que muitas das notícias são totalmente tendenciosas (quem não se lembra dos diversos casos que se seguiram aos grandes lançamentos da atualidade?).
É gente que escreve comercialmente (lembrem-se, não há comércio sem lucro!), fazem artigos de péssima qualidade e colocam todo tipo de lixo como verdade na internet, que hoje é um dos meios de comunicação com maior poder de difusão.

Eis que, pesquisando listas de "Top 10", achei uma que a IGN fez, sobre os "Top 10 Shmups clássicos". Adoro listas deste tipo, acho que mesmo que sejam totalmente bizarras e fora do normal, elas acabam sempre acrescentando alguma coisa, porém, há muito tempo eu não via uma tão mal-feita. Ok, não é fácil escolher dez Shmups clássicos "pré-1998", mas eles fizeram algumas escolhas que não foram só infelizes, foram ridículas!

Vamos lá:

10) Fantasy Zone (Arcade e Master System):

Este shmup é tão ruim que não devia estar em lista nenhuma de "Top 10". Quem sabe na de "10 piores jogos de todos os tempos". A jogabilidade é confusa, o scroll é tanto para a direita quanto para a esquerda, o que causa um bocado de desorientação quando se vira a nave de um lado para outro. A tela dá um salto quando você vira repentinamente e você acaba, quase sempre, de cara para um inimigo ou um tiro. Os caras ainda falam super bem da versão de Master System, que era um jogo terrível, fraquíssimo, até mesmo para a época que foi lançado. Só alguém que nunca jogou shmups pode achar esse jogo "acima da média". Fico me perguntando aqui qual é o conceito de "bom shmup" que o pessoal da IGN tem...

9) Axelay (SNES):

Ok, justo. Axelay é um jogo nota 10. Uma escolha um tanto quanto óbvia eu diria, mas sem críticas quanto a este aqui.

8) Space Invaders (Praticamente tudo o que rode software)

Oh, puxa! Alguém lembrou do
PRIMEIRO shmup já feito! Aquele que começou todos os outros! A pedra-fundamental da escola de videogame, que definiu as bases do shmup. Não é apenas um "shmup clássico", é um jogo clássico em si. E olha só, em termos de importância, ele está em OITAVO lugar. Isso é jeito de classificar quem define a espinha-dorsal de um gênero? Um oitavo lugar? Claro! Muito bom, IGN. Muito bom mesmo...

7) Star Wars: The Arcade Game (Arcade, duh!):
Minha pergunta é: Você conhece alguém que gosta desse jogo? Eu não. Minto, o autor da lista da IGN deve gostar e muito. Eu digo deve, pois não é possível que alguém tenha jogado mais que dez minutos deste jogo e achado ele sequer razoável. Não estou levando em consideração a idade (eu também sou velho, nasci em 76), mas ele não passa de mais um produto "Star Wars" extremamente mal-acabado e chato, repetitivo, praticamente movido apenas pelo hype. Quem está acompanhando a polêmica em cima do Force Unleashed, vai notar que o tempo passou e que nem tudo mudou para os jogos da franquia Star Wars.

6) R-Type (Praticamente todas as plataformas existentes)

Poucos jogos saíram para tantos consoles quanto R-Type. Diria que o fato de ele aparecer nesta lista me fez não achá-la mais ridícula. Porém, dois comentários:
- "It's never
evil". Como assim, amigo? Never evil??? Tem certeza que você jogou R-Type mesmo? Simplesmente não é possível que tenha jogado... este jogo é a coisa mais evil que existe!
- "As sequências que saíram para SNES". Como eu odeio essa mania que americano tem de não ver nada além do SNES quando se fala se consoles clássicos. Saíram sequências para meia-dúzia de plataformas...

5) M.U.S.H.A. (Mega Drive)

Também concordo com a citação de M.U.S.H.A. aqui. Nenhuma lista de "Top 10 shmups" fica completo sem ele.

4) Thunderforce IV - Lightening Force (Mega Drive)

Ok, citar um Thunderforce é justo. Se era para dar importância histórica, que fosse o III e não o IV, que saiu para SNES e Arcade, mas ok, é justo. Se fosse pela qualidade técnica do jogo, que citassem Thunderforce V, que é o que recebeu melhores notas em todo lugar. Não entendi o porque do IV, embora concorde que ele é um jogo excelente.

3) DoDonpachi (Saturn, PSX, Arcade)

Também concordo em citar DoDonpachi. É um shmup que eu vejo até quem não gosta do gênero jogando. Mas em terceiro lugar? Sim, é um jogo ótimo, sem dúvida, mas estamos falando dos 33,33% do topo da escala evolutiva. Tem coisa muito melhor que ele.

2) River Raid (Atari 2600)

Este aqui é imperdoável. River Raid é um jogo ótimo para Atari, sim, eu sei. É o jogo de Atari 2600 favorito de muita gente, sim, eu também sei. Mas como shmup ele é uma lástima! Haviam jogos muito melhores para o próprio Atari 2600! Quem não se lembra de
Vanguard, Moonsweeper, Zaxxon, Time Pilot, Stargate, Galaga, Demon Attack, Beamrider e tantos outros? O fator nostalgia fez com que o autor desta lista colocasse ele acima de vários jogos excelentes, tomando um lugar que seria de um Gradius ou de um Raiden! Se aparecesse em décimo, no lugar de Fantasy Zone, aí sim poderia ter sido uma boa escolha, mas não...

1) Radiant Silvergun (Sega Saturn e Arcade)

É óbvio que este aqui ia estar em primeiro lugar. Alguém que jogou Ikaruga citou que ele existia, e o autor provavelmente achou que cairia muito bem incluir no texto.

A citação de Radiant Silvergun em uma lista de "Top 10 Shmups" é mais do que óbvia: É obrigatória. Porém, tenho que discordar com relação ao primeiro lugar. É um jogo excelente, tenho o original e ele é um dos meus favoritos (tanto que é a imagem de fundo do blog). Porém, embora seja, sem dúvida, um dos melhores shmups de todos os tempos, há muitos outros que eu julgo melhores que ele. Eu daria um segundo lugar para Radiant Silvergun, que embora seja quase perfeito, possui alguns problemas. Para começar, o fato de que muita gente não gosta dele. A jogabilidade é meio confusa e conheço pessoas que sequer chegariam perto dele. A música é muito boa, mas em alguns momentos ela se torna estranha, desconexa. E, claro, o fato de ter sido lançado apenas para Saturn e Arcade, o que dificultou que muita gente não o conheça.

E mais...

Alguém levou em consideração títulos como
Gradius (qualquer um dos muitos), Gaiares, Raiden (qualquer um dos muitos), Flying Shark, 194X (qualquer um dos muitos), Einhander, Darius (qualquer um dos muitos), Parodius (qualquer um dos muitos), Salamander (algum deles?), Strikers 1945 (qualquer um dos muitos), Star Force / Star Soldier (qualquer um dos muitos), Image Fight, Spriggan, Xevious, Galaga (qualquer um dos muitos), Tokio / Scramble Formation, UN Squadron / Area 88, After Burner, Cobra Command, Thunder Dragon... e tantos outros mais?

Overall: Citaram o óbvio quando puderam e não entraram a fundo no assunto. Acho que faltou que o autor jogasse mais shmups para poder fazer uma lista decente de "Top 10". Podiam ter escolhido alguém mais preparado, menos tendencioso ou que usasse menos o google. Coisas de sites grandes.

Um comentário:

Free Spirit disse...

É isso aí Filipe!!!! Estas coisas de Top Ten acho q só serve para música horrível da MTV!! Em questão de jogos os caras acho q num sabem nem ligar um Console, onde já se viu deixar o Gradius de fora!?!?!

Abraços,
Igor