9 de set. de 2008

Motorola Invaders 2 (Martin Rebas, 1993) Amiga

O QUE um vírus alienígena, um processador 68000, um remake de um jogo clássico e o Metallica tem em comum? Resposta: Nada! Mas na cabeça do Martin Rebas, autor de Motorola Invaders 2, essa mistura faz todo sentido! Segundo o site do autor, o jogo foi escrito em apenas 4 dias e lançado como "Public Domain" e teve boa avaliação pelas revistas da época. Eu mesmo cheguei a jogar, lá pelos idos de 1996, e achei muito bacana. É um jogo diferente, esquisito, com uma trilha sonora inusitada, mas que veio em uns discos que eu havia copiado e tornou-se uma grata surpresa. Como alguns daqui já sabem, o Amiga tinha sérios problemas com a biblioteca de jogos, especialmente o Amiga 1200. Alguns dos melhores jogos de Amiga eram apenas para Amiga 500 e não rodavam direito de jeito nenhum na plataforma que usava o 68020. Havia uns truques como degrading e uns helokicks da vida que quebravam um galho, mas não resolvia muito. Isso fez com que muitos dos usuários (eu incluído) corressem atrás de jogos feitos apenas para A1200 e, muitas vezes, futucando absolutamente tudo o que saía no mercado. A cena de homebrew e public domain do Amiga sempre foi forte (segundo alguns, ainda é!) e produziram pérolas como Motorola Invaders, Scorched Tanks e Deluxe Galaga, jogos com os quais eu perdi muito mais tempo que muito jogo comercial que existia!


You, You’re my mask, You’re my cover, my shelter You, You’re my mask
You’re the one who’s blamed!


Enfim, Motorola Invaders 2 é a versão colorizada em 24 bits com trilha sonora de seu antecessor. O jogo é um clone bastante criativo de Space Invaders, aquele clássico que todo mundo conhece se não passou os últimos 30 anos dentro de uma caverna. A diferença básica é que os inimigos não atiram. Quando são abatidos, eles se jogam em cima de você gritando "aaaah!", isso tudo ao som de "Sad But True" do Metallica. Veja por si mesmo!

Por não se tratar de um jogo convencional, não vou fazer uma avaliação convencional. Acho a iniciativa de criação de jogos de domínio público louvável e só tenho à dizer que o jogo é divertido. Dá para fazer uma caixinha de disquetes de 880k com 3 jogos? Coloque os três citados acima. Seu Amiga vai ter alguns dos melhores jogos já feitos para ele. Recomendo para quem gosta de homebrew, de Space Invaders, de Amiga e de jogos excêntricos.

Overall: 8.0

Jogue e divirta-se sem medo! Só pela criatividade, pelo esforço e pelas risadas já vale o download! Baixe aqui (parte 1) e aqui (parte 2), e coloque os dois arquivos no mesmo diretório no HD. Se quiser saber mais sobre o trabalho do autor, segue aqui o link do site.

Update: Entrei em contato com o autor e ele atualizou o site! Agora existem versões ADF dos arquivos para quem quiser rodar em emulador. Segue aqui a parte 1 e a parte 2.

Nenhum comentário: