15 de set. de 2008

Preview: Thunderforce VI (PS2)

Você se lembra desta nave?


Sim, alguns shmups saem realmente atrasados!

A série Thunderforce é um exemplo clássico: O primeiro jogo, datado de 1984, saiu para todas as plataformas que ninguém jogou/conheceu (Sharp X1, Sharp MZ-1500, NEC PC-6001 mkII, NEC PC-8801 mkII). Outros dois jogos saíram na era de ouro do Mega Drive e um quarto jogo quando o console já batia as botas.

Os jogos, em geral, vão de muito bons à excelentes: Thunderforce III fez tanto sucesso que foi lançado até para Super Nintendo (principal concorrente do Mega Drive, que era o console "nativo" da franquia) com o nome de Thunder Spirits, e para Arcade (Thunderforce AC).

Anos depois, veio Thunderforce V, para PSX e Saturn, quando ninguém mais lembrava da série, mais um jogo excelente. Na verdade os jogos são tão bons que chega a ser injusto falar deles em um só post. Cada um merece (e deve ganhar) uma matéria para si.

Mas o fato é que a série Thunderforce nunca decepcionou. E agora, dia 30 de Outubro de 2008, vai ser lançado Thunderforce VI para Playstation 2, o videogame que se recusa a morrer.

E a pergunta que não quer calar é: - Mas por que raios para PS2?

A resposta só o time de desenvolvimento da TechnoSoft / Sega pode dar. Talvez o jogo já estivesse semi-pronto, talvez o povo não tenha conseguido desenvolver uma versão consistente para os consoles next-gen, ou talvez eles queiram se aproveitar do amplo parque instalado de PS2 que existe.

Enfim, ao que tudo indica, vai ser um jogão. Aqui está o primeiro vídeo! Quem quiser fazer o pre-order, já tem disponível no site da Play-Asia.

2 comentários:

Leo_miranda disse...

ou será que simplesmente pegaram o que ja tinha pronto do Dreamcast e "portaram"? iria ser lançado originalmente pro falecido console da sega ja tinham musicas prontas e ate video, mas algo estranho aconteceu... vai saber o que...sei que eu vou jogar quando sair em outubro rsrsrs

Anônimo disse...

Ou talvez seja muito arriscado querer fazer um shmup para um console next-gen? A bem da verdade, o gênero não é dos mais lucrativos na indústria de hoje, de RPGs de 50 horas e FPSs da vida. Talvez no Japão, mas fora dele acho difícil. O que temos são aqueles joguinhos mais "casuais" do Live Arcade, por exemplo, como GeometryWars, ou os ports do Virtual Console.

Gostaria de jogar, mas nem PS2 tenho. Que vergonha...