10 de out. de 2008

Lançamento: R-Type Dimensions (XBLA)

Ok, vamos falar de clássicos. R-Type foi um dos primeiros shmups "de verdade" que eu peguei para terminar, lá nos idos de 1990. Digo "de verdade" pois muitos dos jogos pré-Master System (plataforma a qual eu joguei R-Type) não tinham fim, eram simplesmente joguinhos de voar-matar-voar-matar sem fim, que até eram criativos, bacanas, mas que não levavam a nada. Com R-Type (juntamente com Gradius / Salamander) é que meu queixo caiu e eu pude notar um novo "padrão" de jogos do tipo shot'em'up. Bem, acho que essa não é só a minha história, mas a de muita gente. Afinal, clássicos como Gradius, R-Type, Aleste, Zanac, Star Soldier, Salamander, todos nascidos na Era 8 bits é que definiram o estilo que é copiado e melhorado até os dias de hoje.

Mas enfim, muito me alegrou quando fiquei sabendo que seria lançado um remake de R-Type 1 e 2 para Xbox 360, via o serviço "Live Arcade". Fiquei com medo de ser mais um remake 3D sem-sentido, como muitos outros (vide Silpheed), mas, felizmente, os caras fizeram o dever de casa e mantiveram a jogabilidade 2D com gráficos 3D e nasceu R-Type Dimensions. O jogo parece bem bacana, vem cheio de modos diferentes, inclusive o clássico. Há um modo 3D com jogabilidade 2D que é simplesmente lindo. Acho que isso deve resolver um bocado o problema de impopularidade que a série vem tendo desde R-Type Final (sem comentários sobre R-Type Command) que embora eu goste, muita gente detestou.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom mesmo. Da' vontade de comprar um Xbox so' para jogar isso. Tem um video com qualidade melhor aqui: http://www.gamersyde.com/stream_8957_en.html