13 de nov. de 2008

Lançamento: Otomedius Gorgeous (Xbox 360) - Konami

A Konami, que aparentemente havia abandonado sua linha de shmups (desde que entregou Gradius V nas mãos da Treasure, para criação da versão de PS2), voltou ao mercado dos "jogos de navinha" com Otomedius Gorgeous, recém lançado no Japão para Xbox 360

O curioso é que todo mundo jurava que esse seria um jogo para Xbox Live Arcade (ou seja, um jogo de download pago), e no entanto ele saiu em disco. A questão é: Porque será isso, sendo que Gradius V, que é magnífico, coube em um CDROM? Será que Otomedius é um DVD Single Layer, um CDROM ou um Double Layer cheio de tranqueiras? Sinceramente, não entendi essa.

Não sou grandes fãs de shooters "fofinhos" (como Parodius, Twinbee e etc), mas fiquei feliz com o lançamento e com a decisão que a Konami tomou com relação a este jogo. Gosto muito mais da idéia de ter o jogo em disco que apenas baixa-lo da internet*. Será que a Konami finalmente se ligou que muitas pessoas simplesmente gostam de "colecionar" também os jogos e atendeu o pedido de fãs? Ou será que foi alguma outra jogada de marketing ou problema na distribuição**?

De qualquer maneira, fico feliz por ver um novo shooter da Konami sendo lançado nos idos de 2008, em tempos onde só se fala em texturas, poder de processamento, FPSs e MMOs. Isso pode ser uma "luz no fim do túnel" para nós, que aguardamos ansiosamente por Gradius VI, que está engavetado há alguns anos já.  

* Coisa de velho, eu sei.

** Também conhecido por "A maldita trava de região do X360 que impede nós, ocidentais, de jogar os novos shooters que saem apenas no Japão".

3 comentários:

brunobelo disse...

Essas travas de região do X360 são a coisa mais maldita e imbecil que existe no mundo.

Aliás, bem que Gradius V podia sair pra XBLA / PSN, né?

Cris Oliveira disse...

Trava de região é um recurso, mesmo que reserva, para proteger uma filial local. Afinal, se os europeus comprarem a versão japa antes da local, o dinheiro investido na distribuição por lá vai pro ralo. Se um jogo não sai fora do Japão, a empresa o mantém como carta na manga e o gamer se fode.

Sobre Otomedius Gorgeous, não há sinal sobre localização ocidental. Já pra Ketsui e Dai Ou Jou, a 5pb fez leaderboards mundiais. Ou seja mundo > Japão.

Anônimo disse...

Uma versão limitada de Otomedius com controle arcade irá sair também.

O preço que não é muito convidativo.