12 de mai. de 2009

Solar Assault - O Gradius que você nunca jogou

Os arcades do Brasil nunca foram lá essas coisas, com exceção dos que foram montados nos grandes shoppings e parques de diversão.

Lembro que o do Playcenter era bem completo (com direito a máquina do Afterburner 2 e tudo mais) e o do Barra Shopping, no Rio, também (nesse eu vi Time Traveller e Rad Mobile, nos bons tempos em que a Sega apitava alguma coisa no mercado de games).

Porém, um amigo meu me perguntou esses dias: Se você pudesse escolher um arcade, qualquer um, para ter em casa. Qual seria?

A minha resposta imediata foi Solar Assault, versão 3D shooter do clássico. O jogo, que mais parece Starfox que Gradius, nem sequer chegou perto de vir aqui para o Brasil (óbvio!), mas foi lançado em 1997 no Japão e chegou a ter duas versões: Uma tradicional (gabinete comum de Arcade) e outra que, assim como o já citado Afterburner 2, vem montada em uma cabine com eixos pneumáticos que simulam o movimento da nave, além de uma tela enorme, que pega toda a frente do cockpit. Se fosse para dar uma de maluco e ocupar espaço em casa com algo enorme feito uma máquina de Arcade, que fosse uma tão fantástica quanto Solar Assault!

Para se ter uma idéia do que a gente perdeu, dê uma olhada neste vídeo da rom rodando no MAME, ainda em WIP, emulada com problemas. Depois olhe este vídeo (com qualidade pior), mas gravado direto da máquina original.

E para nós, que moramos na Jungle Land, a saída é esperar até que o MAME comece a emular melhor a rom, e, quem sabe, vamos ter a chance de pelo menos ver como o jogo é.

Obs: E você, se fosse ter uma máquina de arcade em casa, qual seria?

5 comentários:

coffeejoerx disse...

Jungle Land! huauhauhauha...

Com o Zoradius dá para matar um pouco a vontade de jogar esse Sola Assault. A rom dele apresenta problemas no som apenas? Não tem Speed Up?

Mauro disse...

Muito bom. É uma pena que o suporte do Mame a jogos 3D é horrível - esse jogo provavelmente nunca vai rodar no Mame na velocidade do original. Precisamos esperar algum herói escrever um emulador dedicado.

Unknown disse...

cara, tinha uma máquina do Solar Assault no Riosul, mas era a comum.

Não deixa de ser bom, MAS uma pena q não tem MAME emulando direito... u.u

abraço!

VictorLighty disse...

Sim, Bruno, tem uma no Rio Sul até hoje, sendo que até hoje não consegui zerar aquela máquina... consigo passar do jogo inteiro sem levar um hit, porem, quando chego na fase 5 (solar Assault)... Além de ser totalmente metralhado, o continue ainda manda você pro COMEÇO DO ESTÁGIO!!! Se bem que já faz mais de um ano que não jogo a máquina, acho que já está na hora de tentar de novo...

Unknown disse...

É senhores, a muito tempo atrás tinha esta máquina no West Shopping em Campo Grande. Consegui serar, mas procuro a rom dela até hoje.