24 de ago de 2009

Thexder NEO (PSN / PSP)

Se você está na casa dos 30, provavelmente já viu este jogo. Era um robozinho que se transformava em uma nave, andando por um labirinto, com um laser teleguiado e um campo-de-força. Thexder fez muito sucesso nos tempos do MSX (sua melhor versão), mas também houveram versões para várias plataformas da mesma idade (ou mais novas). Lembro de ter jogado no NES também (fraquinha, mas divertida) e no Apple II GS de um amigo (argh! horrível!).

Thexder teve uma continuação excelente, de nome Fire Hawk - Thexder, the Second Contact, exclusiva para MSX (e, mais tarde, para PC). O jogo ficou muito mais complexo, já usava som FM e tinha várias armas e labirintos bem maiores e mais difíceis, porém, ficou restrito aos usuários de MSX2, que não era uma plataforma "mainstream" da época.

Eis que, 24 anos depois (mais velho que muito gamer de hoje em dia) o jogo ganha uma continuação prometida para PS3 (via PSN) e PSP de nome Thexder NEO. Sei lá o que a Game Arts (que não, não morreu!) e a Square/Enix vão fazer, mas para nós, da liga geriátrica de diversões eletrônicas, já é uma excelente notícia. Espero que eles peguem elementos tanto da versão original quanto do Fire Hawk, que também era um excelente jogo.

Será que, finalmente, esses caras vão assumir a crise criativa e vão começar a olhar para trás e reutilizar os títulos excelentes do passado nas plataformas atuais? Espero que sim.

4 comentários:

Mauro disse...

Hah! Eu lembro do Thexder. :-)

Renato Nunes da Silva disse...

Se o jogo for metade do que o Thexder ou o Fire Hawk eram, já é motivo mais do que suficiente para comprar um PS3. Eu dei final no Thexder, o Fire Hawk não consegui jogar muito.

Jet disse...

Só lembrando, o jogo é apenas pro PSP.

Ele é baixável via PS3, mas não dá pra executar o jogo nele.

Felipe Barros disse...

Joguei esse game no PSP,jogabilidade bem bacana e simples!
Mas o que me "assusta" e de saber que ele veio lá do MSX,só fui saber disso agora! mais uma boa oportunidade de conferir esse "clássico" na sua forma original! Valeu mestre!