26 de ago de 2012

Preview - Mirror War: Ressurrection (PC)

Nem só de navinhas é feito o universo dos shmups. Tirando a referência óbvia do pinguim voador, existem inúmeros casos onde a nave foi substituída por algum outro personagem, sem prejudicar o jogo.  Há quem não goste. Eu mesmo, dependendo do caso, sou um destes. Acho que não tem sentido trocar uma nave por uma garota seminua voando, por exemplo. Mas quando a mistura resulta em algo que faz sentido, como os excelentes Cotton 100% ou Chucka Taisen, a coisa muda de figura.

Cotton 100% (SNES)


Chucka Taisen / Cloud Master (Master System)

A fórmula para não errar, ao que parece, é inserir elementos de RPG no shmup. A mistura quase sempre dá certo e rende excelentes jogos. Não sei você, mas eu cresci jogando Knightmare, Undeadline, Elemental Master, Hinotori, Sylphia, Lords of Thunder, Phelios, Agony, e sempre senti falta deste tipo de shmup "temático", o qual nem sempre coloca o jogador no controle de uma nave.


Knightmare (MSX)

Undeadline (MSX)

Hinotori (MSX)

Elemental Master (Mega Drive)

Sylphia (PC Engine CD)

Lords of Thunder (PC Engine CD)

Phelios (Mega Drive)

Agony (Amiga)

O gênero deu tão certo que, até hoje, em pleno 2012, a mistura ainda funciona! Foi lançado recentemente o magnífico Mirror War: Ressurrection, pela Logic Korea. O jogo, à grosso modo, parece um Undeadline atualizado para 2012, com direito a vários personagens, especiais, flechas, facas, espadas, escudos, magias, etc, etc.

Mirror War: Ressurrection (PC)

Infelizmente o jogo só saiu na Coréia, para PC. Torço para que saia versão de Xbox 360 ou PS3, e que dê as caras aqui no ocidente algum dia.




Nenhum comentário: